Democratizar ou censurar? Algumas divagações.

Uma das minhas reportagens é a Lei das Mídias, como já disse aqui, e ela se revelou uma pauta muito mais difícil do que eu imaginava. Hoje visitamos a redação do Clarín e percebemos a queda de braço entre o governo kirchnerismo e o maior conglomerado de comunicação do país. Essa polarização, não só dos meios de comunicação, mas também de toda a sociedade dificulta nossa entendimento como estrangeiros do nível de confiabilidade na imprensa Argentina.

Então, várias perguntas se acumulam. Como se informar de forma mais imparcial possível? Leio o Página/12 e o Clarín e tiro minhas próprias conclusões? Democratizar ou censurar? Ser pró ou contra ao escolher cada termo? Mas será que essa polarização, mesmo que em menor escala, também não existe no Brasil e em todos os meios de comunicação? E se não há dados oficiais confiáveis, em quem se basear?

Janaina Figueiredo, correspondente de O Globo, comentou pela manhã que a burocracia dos órgãos oficiais do governo argentino é muito maior do que no Brasil. Já para Felipe Gutierrez, o governo chega a ser antagônico com os jornalistas, mas que há uma comunicação propagandística e direta, o que facilita para conseguir informações oficiais.

Como disse Janaina: “Correspondente é um pedaço da redação no exterior”, então explicar para o leitor brasileiro a complexidade dessas questões políticas e econômicas do país é um desafio e tanto.

Felipe, que está no país há menos de três meses, disse que no início seus textos vinham e voltavam da redação várias vezes para correção, porque em poucos caracteres precisava contextualizar a dívida da Argentina, além de contar os fatos novos que surgem a cada dia. E a contextualização é exatamente minha maior preocupação com essa reportagem sobre a Lei das Mídias, porque há tantos pormenores que envolvem não só o mercado de monopólio da imprensa, mas também uma guerra política e econômica.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s